27
Jan 09

O presidente da Câmara de Barrancos, António Tereno, ambiciona que a cooperação para o sector da saúde na raia abordado na Cimeira Ibérica avance rapidamente, alegando que o concelho do Baixo Alentejo seria dos mais beneficiados com esta medida. “Já falámos com a Administração Regional de Saúde do Alentejo e contactámos as autoridades de saúde de Huelva nesse sentido. Para nós, esta cooperação devia ser para começar já", defende o edil.  

Ainda assim, António Tereno ressalva que o ideal seria que as vagas no quadro clínico do Centro de Saúde local fossem preenchidas. “Isso era muito mais importante que tudo o resto, até porque está inscrito em Piddac o novo centro de saúde de Barrancos. É um edifício doado pela Câmara Municipal à ARS/Alentejo e se este equipamento fosse convenientemente dotado de recursos humanos não teríamos problemas de maior.”

 

De resto, hoje em dia a maior lacuna prende-se com o encerramento da Centro de Saúde às 20.00. “A partir daqui nós ficamos entregues à nossa sorte e, lá está, muitas das vezes temos de nos socorrer de Espanha, porque o centro de saúde de Encisasola (a dez quilómetros) abre as 24 horas e dá-nos o apoio. Está aqui a grande disparidade entre um sistema e outro”, insiste o presidente da autarquia de Barrancos.

 

Qualquer especialidade é entregue aos hospitais de Beja ou Évora, que encaminham para Lisboa. “Veja que estamos logo a falar de 250 quilómetros, com a agravante de termos estradas muito más, que os vários governos deste país nunca arranjaram. Se essa cooperação avançar nós passamos a ter condições para nos deslocar aos hospitais espanhóis. Por exemplo um doente oncológico poderia ir fazer radioterapia a Rio Tinto, que está aqui a a 70 quilómetros e com estradas óptimas. Além de que o hospital de Aracena também está em construção.”

 

António Tereno alerta os responsáveis para a necessidade de terem estes aspectos em linha de conta, congratulando-se por ter Barrancos um corpo de bombeiros que vai suprindo as várias lacunas com constantes deslocações a Lisboa. “Mas, lá está, a Câmara tem de andar sempe a dotar os bombeiros de boas estruturas, para que eles tenham condições de trabalharem ao melhor nível.”

 

Recorde-se que os municípios de Elvas e Campo Maior, por seu lado, querem que as crianças dos respectivos concelhos passem a ter acesso à pediatria do Hospital Infanta Cristina, em Badajoz, como forma de evitar deslocações a Portalegre e Évora (60 e cem quilómetros, respectivamente).

 

Os autarcas de ambos os concelhos já enviaram uma petição à Junta da Extremadura espanhola onde pedem que o convénio celebrado há três anos, que permite às parturientes portuguesas irem ter os filhos a Espanha, seja alargado à especialidade pediátrica, sobretudo no que concerne aos serviços de otorrinolaringologia e cirurgia.

 

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão de Almeida, recorda que aquando do encerramento da Maternidade Mariana Martins ficou estabelecido que seria assinado um acordo com o Hospital Infanta Cristina para dar assistência a todas as crianças dos concelhos da raia. “Não aceitamos que uma criança que necessita de assistência tenha de fazer mais de cem quilómetros, tendo a especialidade aqui ao lado”, refere o edil que pretende agora aproveitar a recém criada “euroregião”, que envolve vários concelhos do Alentejo e da vizinha Extremadura, para alcançar “um estatuto especial nos diversos serviços.”.

 

Os responsáveis espanhóis admitem “estudar” a proposta alentejana, lembrando que qualquer criança portuguesa que entre nas urgências hospitalares de Badajoz “será atendida com total normalidade”, segundo uma fonte da administração extremenha.

publicado por Teddy69 às 13:58

Obrigada, Pedrocas!!!
Continua a escrever ao sabor do teu estado de espírito.
A álgebra vai acabar por ser a tua melhor amiga, foi como a psicologia cognitiva para mim, "ódio de morte" e depois acabou por ser um dos desafios que deu + vontade de superar.

Beijo
Marta a 27 de Janeiro de 2009 às 16:59

Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
19
20
21
22
24

25
26
28
29
30
31


arquivos
Visitantes
Site Counter
Bpath Contador
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO